Músicas mais legais de 2009 – parte 1

04/01/2010

Adoro listas. Talvez por força da profissão que naturalmente me faz catalogar e hierarquizar os mais diversos conteúdos. Claro, venho formatando mentalmente minha lista de favoritos há tempos. Mas não se engane: ela pode ser significativamente diferente se for elaborada de novo daqui a poucos dias.

Além do mais, como você já deve ter suspeitado (hehe), é virtualmente impossível ouvirmos tudo que foi produzido. Mesmo se ficarmos só nas indicações da imprensa especializada, não dá pra acompanhar mesmo. Eu bem que tentei, confesso. Mas é como correr atrás do próprio rabo — fiquei tonto e me dei conta de que era uma disputa inglória.

Aqui vai, então, a primeira parte da minha lista de melhores canções do ano passado, sem ordem de preferência, com seus respectivos links pra download. Ao longo da semana concluirei o rol.

“My Girls” – Animal Collective

O Animal Collective é uma das bandas mais instigantes do momento e esta música é de longe a minha preferida.  Eles são de Baltimore (EUA) e lançaram este nono álbum (Merriweather Post Pavillion) bem no início do ano, em janeiro mesmo. “My Girls” é etérea, única, sublime.  Um casamento perfeito entre a psicodelia vocal dos Beach Boys com a eletrônica do New Order.  Se 2009 produziu um clássico para  a história da música pop, aqui está.

Download da faixa “my girls”

“Les Etoiles” – Melody Gardot

Melody Gardot foi atropelada por um carro quando tinha apenas 19 anos. Temendo seqüelas cognitivas,  os médicos a incentivaram compôr algumas canções. Assim, de forma trágica, deu-se início a carreira dessa  talentosíssima jovem americana jazzista, hoje com 25 anos. My One and Only Thrill é seu quarto disco e “Les Etoiles”,  com seu refrão pegajosamente onomatopéico,  é a única música cantada em francês.

Download da faixa “les etoiles”

“When I Grow Up” – Fever Ray

A sueca Karin Dreijer deu um tempo no trabalho que desenvolvia com seu irmão no The Knife e lançou um disco  solo como Fever Ray. É como ela se incorporasse uma entidade híbrida (meio mulher, meio vegetal),  provavelmente advinda de alguma lenda nórdica. O disco é todo soturno mas o clipe de “When I Grow Up”  é particularmente assustador. Ouvi em loop durante muitas horas.

Download da faixa “when i grow up”

“Let´s Go Surfing” – The Drums

Pouco lembrados nas listas de fim de ano, os novaiorquinos do The Drums lançaram apenas dois EPs em 2009 (mesmo assim, com algumas músicas repetidas) e ainda darão muito o que falar neste ano, com sua mistura de punk rock com surf music. Simples e assobiável, no sentido literal.

Download da faixa “let´s go surfing”

“Crystalised” – The XX

Confesso que demorei um pouco para dar crédito ao The XX. Você sabe, hype demais às vezes atrapalha. Mas o disco me cativou gradativamante e agora dou o braço a torcer.  O Vitor Peixoto assistiu  (e o Bruno postou) um show deles em Amsterdã que não dispensou elogios. É algo próximo a um Cure de Three Imaginary Boys, só que atualizado. Bom pacas.

Download da faixa “crystalised”

“Sing Sang Sung” – Air

Depois de quase uma década lançando discos meia bomba, o Air surpreende mais uma vez com Love 2.  Brincando com a sonoridade lúdica das palavras (“Sing Sang Sung”), a dupla francesa produziu mais um clássico em sua discografia. Sofisticação e bom gosto  a serviço do bem e sem um pingo de pedantismo — definitivamente, raridade no show business.

Dowload da faixa “sing sang sung”

“Stillness Is The Move” – Dirty Projectors

Esta música pode parecer farofa num primeiro momento, mas o Dirty Projectors é bem mais interessante do que aparenta. Não acredita? Dê uma sacada neste show que eles fizeram com a Bjork em setembro. Ok, então, pense o seguinte: não seria tão mal se aquela sua prima que gosta de Beyoncé gostasse do Dirty Projectors…  :  )  Falando sério, se puder, ouça as outras músicas. O buraco é mais embaixo.

Download da faixa “stillness in the move”

“Lisztomania” – Phoenix

Wolgang Amadeus Phoenix é quarto álbum dessa turma parisiense que faz várias citações à música erudita ao longo do disco. A própria locação do clipe foi em Bayreuth, onde o pianista Liszt nasceu. O  Phoenix faz um rock básico e vigoroso mais interessante do que o Arctic Monkeys, por exemplo (pronto, falei). E isso não é pouca coisa.

Download da faixa “lisztomania”

.

Anúncios

2 Responses to “Músicas mais legais de 2009 – parte 1”


  1. […] com grande surpresa percebi somente hoje que o disco que elegi como o melhor de 2009, o arrebatador Merriweather Post Pavilion, do Animal Collective, tem uma capa que causa vertigens […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: